Novidades

NOVAS IDEIAS EM APARATOLOGIA 14/01/2015

Mesializador de Ramos


A perda do primeiro molar permanente é um dos principais dentes em que o paciente já logo questiona ao ortodontista a possibilidade do fechamento do espaço com aparelho ortodôntico para não ter que passar por um tratamento de reabilitação com próteses ou implantes.

Quando o melhor diagnóstico de fechamento do espaço for por meio de mesialização do segundo molar, o fechamento deve ser realizado com movimentos de corpo através de aparelhos que impossibilite a inclinação ou verticalização do segundo molar.

 

 

 

 

 

O Mesializador projetado por José Roberto Ramos apresenta uma proposta alternativa eficiente. O mesmo propõe a mesialização dos segundos molares de forma corpórea e altamente econômica.

O mesmo é aberto e posicionado desta forma para que sua ativação aconteça de forma contrária. A ativação deve ser de forma oposta, conforme indica a seta. O parafuso deve ser ativado ¼ de volta de 5 em 5 dias afim de se obter 1mm de fechamento do espaço por mês.

A ancoragem fica por conta das duas barras transpalatinas que ligam o primeiro molar e primeiro pré-molar de um lado ao primeiro pré-molar do outro lado onde vai ser realizada a mesialização.

É recomendável utilizar elástico de classe III ligando o segundo pré-molar superior ao canino inferior do lado da mesialização a fim de aumentar a ancoragem.