Novidades

NOVAS IDEIAS EM APARATOLOGIA 14/01/2015

Ramos Ortho-System


 

A aparatologia Ramos OrthoSystem é classificada como bio-propulsora-mecânica e não como miotônica da cadeia dos monoblocos rígidos tipo Bionator e etc, e tão pouco como miodinâmica da cadeia elástica tipo Bimler, Klammt e outros. O sistema Ramos OrthoSystem é uma técnica mais relacioanada aos aparelhos do tipo blocos gêmeos, Twin Block e placas duplas de Sander, porém com uma ação diferenciada que potencializa os estímulos através de uma ação bio-propulsora-mecânica mandibular para distoclusões esqueléticas e bio-propulsora-mecânica maxilar para mesioclusões esqueléticas.

A técnica Ramos Ortho-System é composta por 5 tipos de aparelhos sendo:

ROS II - A

Indicado para o tratamento de classe II divisão 1 em dentição mista ou permanente jovem.

ROS II – B

Indicado para o tratamento de classe II divisão 2 em dentição mista ou permanente jovem.

ROS III

Indicado para o tratamento de classe I com mordida cruzada anterior com Características esqueléticas de classe III ou ainda uma verdadeira classe III em dentição mista ou permanente jovem.

ROS IV – A

Indicado para o tratamendo de classe I e II com mordida aberta anterior em pacientes dolicocefálicos de face longa em dentição mista ou permanente jovem.

ROS IV – B

Indicado para o tratamento de classe III com mordida aberta anterior em pacientes dolicocefálicos de face longa em dentição mista ou permanente jovem.

Filosofia / Essência e Alma da Técnica

As molas de NiTi é a fonte essencial da técnica Ramos OrthoSystem. As mesmas potencializa o efeito de estimulo de crescimento posicionando a mandíbula e a maxila de forma mais rápida. O efeito elástico das molas aumenta a excitação neural dos receptores no setor incisivo, cuja notável concentração de força, facilita a transmissão de energia produzida dente a dente vizinhos e antagonistas para ser conduzidas aos maxilares.
É fácil observar o acontecimento da excitação neural. Após a primeira semana de uso do aparelho, removemos o mesmo da boca do paciente e no mesmo instante é possível observar que a musculatura e mandíbula do paciente fica de certa forma eletrificada ou seja; a ação elástica das molas mecaniza os estímulos, e o paciente cria automaticamente uma memória inconsciente da tensão elástica do aparelho como se o mesmo ainda estivesse em sua boca, sendo assim, a mandíbula se auto posiciona na posição ideal sem nada existir na boca.

Embora toda ação tenha uma reação, o efeito de reação das molas é aproveitado para favorecer o tratamento de Classe II e classe III.

Saiba tudo sobre essa técnica através do livro:

Índice e/ou Resumo

O livro Ramos OrthoSystem (Aparelhos Ortopédicos Bio-Propulsores Mecânicos), é uma obra que introduz de modo geral a técnica Ramos OrthoSystem, divididos em 11 capítulos, de maneira altamente didática, dinâmica e moderna. Este livro apresenta um conteúdo rico em detalhes, com mais de 500 imagens de altíssima qualidade, incluindo a fase laboratorial de toda a aparatologia ROS e suas modificações e acessórios.

A obra também oferece um CD-ROM que mostra vários vídeos complementares. Assim o leitor poderá absolver informações de modo dinâmico. Os Vídeos também podem ser vizualizados instantaneamente em tablets e smartphones com internet através do QR-CODE. Basta acionar o aplicativo, aproximar o equipamento do código impresso no livro e assistir ao vídeo.

Esta obra é indicada a todos os profissionais ligados à área de Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares que queiram conhecer e utilizar um modo alternativo de realizar terapia ortopédica facial através de aparelhos ortopédicos bio-propulsores mecânicos.

Introdução

História

Filosofia

Classificação

Sumário

Capítulo I Ros II-A

Capítulo II Ros II-B

Capítulo III Ros III

Capítulo IV ROS IV-A

Capítulo V Ros IV-B

Capítulo VI Estabilização da Aparatologia

Capítulo VII Modelagens e Mordidas Construtivas

Capítulo VIII Cronograma - Instalação - Ativação

Capítulo IX Ajuste Vertical - Contenção Final

Capítulo X Prescrição Laboratorial

Capítulo XI Manual de Confecção Laboratorial Ramos Orthosystem.